quinta-feira, 21 de março de 2013

ÁGUA NO UNIVERSO

 
A ÁGUA NO UNIVERSO É MAIS ABUNDANTE DO QUE SE PENSA.


 Muito tem se pensado nos últimos tempos em como a água é escassa e difícil de encontrar, pelo menos é o que pensavam.
      Na realidade, estudo feito por astrônomos desmonstrou que não é tão difícil de se achar água no universo. Nessa pesquisa eles encontraram um quasar como o APM 08279+5255 que se alimenta de uma enorme quantidade de gelo que o circunda, formando imensas rajadas de vapor que além de água também possui muitos outros elementos.
      O que acontece na verdade é que no centro de todo quasar há um buraco negro e tal estrutura suga tudo que está ao seu redor para dentro de si, inclusive a luz. No entanto, enquanto a matéria é sugada, boa parte se dispersa, aquece e emite luz, que atravessa bilhões de kilômentros e pode ser vista pelos telescópios aqui na Terra.
      Infelizmente, apesar de existir tanta água no universo ela ainda está muito longe de poder ser alcançada e explorada. O que podemos fazer é cuidar da que temos aqui em nosso planeta, pois estamos com cada vez menos água potável e o efeito estufa piora cada vez mais a situação do clima. Não é uma boa idéia terminarmos como o planeta Marte, seco e sem vida. 
      Veja mais material sobre o assunto:

Um comentário: